Texto: Pausa – Moacyr Scliar
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Público
alvo: 9º ano
Recursos:
·
Data show;
·
Laboratório de Informática;
·
Cópia do texto “Pausa” de Moacyr Scliar;
Tempo
Previsto:
·
8 aulas
Conteúdos e temas:
Traços característicos do conto, competências para a leitura.
Habilidades
a serem exploradas antes da leitura integral do texto:
·
Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
·
Expectativas em função do autor.
·
Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos
elementos paratextuais – título.
Procedimentos:
Aula interativa, com participação dialógica
dos alunos, valorizando o conhecimento de mundo dos mesmos.
1-
Utilizando o data show, deixar visível, para os alunos,
apenas o título do texto “Pausa” (escrito com letras grandes, no centro da
página).
2-
Questionar os alunos sobre o que significa a palavra
“pausa”, sobre o que eles pensam quando a leem/ouvem?
Ouvir as respostas,
considerando todas, sem fazer intervenção negativa. Registrar respostas na
lousa.
3- Convidar os
alunos a refletirem sobre qual seria o tema do texto – registrar as hipóteses
levantadas.
4- Contextualizar
sócio-historicamente o autor. Convidar os alunos para uma breve pesquisa
biográfica, na sala de informática.
Habilidades a serem exploradas durante a leitura
integral do texto:
·
Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas
de sentido criadas antes da leitura.
·
Identificação de palavras-chave para a determinação dos
conceitos veiculados.
·
Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela
continuidade temática ou pela progressão temática.
·
Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização
das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.
·
Construção do sentido global do texto.
Procedimento:
Solicitar leitura individual, em seguida
realizar leitura pelo professor.
1- Manter na lousa
o levantamento das hipóteses sobre o título. Ao longo da leitura instigar os
alunos a confrontar as hipóteses iniciais e o que vão identificando no texto.
Questionar sobre o conceito fundamental do texto (oralmente). Chamar a atenção
para as palavras que se referem à esposa, caracterizando-a e justificando as
atitudes da personagem (Samuel). Solicitar que os alunos identifiquem palavras
que caracterizem o ambiente para onde Samuel vai se refugiar. (Ex: hotel
pequeno e sujo, poltrona rasgada, etc).
2- Construir, na lousa, um círculo (como se
fosse um relógio, dividido em 12 horas) para uma melhor compreensão das
relações entre os acontecimentos do texto e o tempo:
Sequencia
temporal/cronológica: antes – durante
– depois.
Ex: Os
acontecimentos se referem a 12 h. Solicitar que os alunos dividam os
acontecimentos em três partes (períodos), justificando com passagens do texto
ações realizadas pelo personagem.
3- Ao detectar
problemas de compreensão, formular questões que auxiliem os alunos a
estabelecer o vínculo entre as informações (oralmente). “Essa expressão se
refere a qual outra do texto?”, “Que relação existe entre essa passagem e outra?”.
Chamar a atenção para os efeitos denotativos e conotativos da linguagem
utilizada pelo autor.
Exemplo de questões
para levantar a discussão:
a- Por que Samuel
salta, corre, lava-se e veste-se rapidamente?
Efeito conotativo:
fuga da realidade
b- “O conjunto era
uma máscara escura”. O que isso representa?
Efeito conotativo:
esconde sua personalidade, suas escolhas, seus sentimentos.
c- “Um raio de sol
filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso...”.
Efeito conotativo:
supõe-se a chagada de uma pessoa esperada.
Chamar a atenção
para a paragrafação. Um parágrafo somente para a palavra “dormir”, sugerindo
uma pausa.
Habilidades a serem exploradas depois da leitura:
Para o desenvolvimento das Habilidades de
Leitura abaixo, dar-se-á a realização das seguintes atividades:
Habilidades:
·
Troca de impressões a respeito do
texto lido e de trechos não compreendido;
·
Produzir resumos escritos,
·
Opiniar criticamente o texto lido.
Procedimento:
1) Para a primeira habilidade será pedido aos alunos que respondam
oralmente:
a) Além do uso corriqueiro do
relógio o que a palavra pode representar?
b) Por que ele insisti e ainda diz
"Não há tempo levo um lanche."?
c) O que representa o tempo no
texto?
d) Diante da cena "a mulher
coçava a axila esquerda" e a má resposta do marido, como deveria ser o
relacionamento do casal?
e) Como era a rotina de Samuel?
f) O que significa "Olhou para
os lados entrou furtivamente"? Do que será que Samuel foge?
g) Por que Samuel também é chamado
de Isidoro no hotel?
h) O que falta na vida de Samuel?
Ao levantarmos esse questionamento
os alunos deverão perceber que o tempo é breve, que a Modernidade traz a
passagem do tempo sem que ao menos percebêssemos. Atentar para o que as
palavras querem dizer realmente, além de reconhecer aspectos do relacionamento
da personagem com a esposa e com sua rotina.
2) Para produzir resumos escritos os alunos
deverão responder às seguintes questões para depois escrever efetivamente o
resumo.
a) Quem lerá meu resumo? Que linguagem
devo utilizar?
b) A história fala de quem?
c) Quando os fatos acontecem?
d) Qual a ideia central do texto?
e) Qual parte torna o texto mais
interessante? Por quê?
f) O texto sugere uma reflexão, qual
é essa reflexão?
g) O texto se aproxima da nossa
realidade? Por quê?
3) Para o desenvolvimento da
habilidade "Opinar criticamente o texto lido" é preciso levar o aluno
a refletir sobre sua realidade em comparação com a da personagem do texto em
questão, para isso discuti-se, a priori,
oralmente com os alunos o seguinte trecho do texto:
"- Não sei se virei - respondeu
Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
- O senhor diz isto, mas volta sempre - observou o homem, rindo,"
a) Será que Samuel tinha a intenção
de mudar sua rotina?
b) Por que ele sempre voltava?
c) Você já observou sua própria
rotina? Já pensou em mudá-la?
d) O que Samuel poderia fazer para
mudar de vida?
e) A Modernidade, a tecnologia
poderiam contribuir para tal mudança?
Após as reflexões os alunos deverão
em alguns parágrafos explanar sobre a atitude de Samuel, se aprovam ou não seu
comportamento e justificar suas opiniões.
Professora Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário