ATIVIDADES DO TEXTO AVESTRUZ MÁRIO PRATA
1)Desenvolver os conhecimentos prévios fazendo perguntas
como:
A respeito da situação:
a)Vocês têm animal de estimação? Qual?
b)O que acham de ter um animal de estimação?
A respeito do título:
a)Qual o assunto que o texto tratará?
b)Vocês conhecem uma avestruz? Já viram uma? Como será seu
habitat?
A respeito do autor:
a)Conhecem o autor Mario Prata? Já ouviram falar algo sobre
ele? Já leram algum texto dele?
A respeito do gênero:
O que é uma crônica? Como se organiza? Quais assuntos que
podem aparecer numa crônica? O que é o foco narrativo? Como serão as
personagens? Qual será o enredo? Quando e onde as ações do texto acontecerão?:
(Escrever na lousa as conclusões dos alunos)
2)Apresentar a imagem de uma avestruz, pedir para os alunos
descreverem o animal . Pedir uma pesquisa sobre: Seu porte ( altura, peso),
alimentação, habitat, tamanho do ovo, comportamento. Em seguida compartilhar os
resultados com a classe.
3)Fazer leitura silenciosa do texto. Pedir aos alunos que
exponham o que entenderam, quais informações conseguiram retirar do texto e
anotar as palavras desconhecidas que aparecem no texto.
4) Explorar o foco narrativo, as personagens, o enredo, o
espaço e o tempo em que as ações do texto acontecem, completando o quadro
abaixo:
Aspecto
|
Avestruz
|
Foco Narrativo
|
|
|
|
Personagem
|
|
|
|
Enredo
|
|
|
|
Tempo
|
|
|
|
Espaço
|
|
|
|
5))Observe:
O menino quer uma avestruz.
O menino quer duas avestruzes. Vimos
que o plural de avestruz é avestruzes. E o plural das palavras abaixo?
jornal
lápis
pirex
ônibus
nariz
tórax
réptil país
tênis
cruz
funil
luz
túnel
trem
pires xérox
atlas
vírus
lençol
álbum
brócolis míssil português oásis
6)A palavra avestruz é feminina, é usada da seguinte
maneira: a avestruz fêmea. O masculino é a avestruz macho. Encontre no
caça-palavras 04 nomes de animais que formam masculino/feminino da mesma forma:
7)Relacione as palavras que têm o mesmo significado:
(1)cismar
( )sapato com travas na sola,
para jogar futebol.
(2)assemelhar ( )detestar, odiar.
(3)abominável ( )preocupar,pensar com insistência.
(4)chuteira ( )homem que vive à custa de
mulher,
(5)gigolô
( )tornar semelhante, tornar-se
semelhante.
8)A mãe do garoto do texto mandou um e-mail para sua amiga
dizendo que interesse do filho em querer uma avestruz era culpa sua. Mande um
e-mail pedindo um animal de estimação a um amigo.
9)Faça uma produção de texto criando um final para a
história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário